Lapa teve 60 inscritos para Conselho Participativo

0
953

Foto:

Fábio Morelli, filho do Boneli, se inscreveu na Subprefeitura Lapa

A expectativa era de mais candidatos, mas a Subprefeitura Lapa teve 60 inscrições para a eleição do Conselho Participativo Municipal. No início da manhã de segunda-feira, 7,  apenas 16 pessoas tinham apresentado a documentação. No final do dia a contabilidade saltou para 60. Muitos deles entregaram a documentação nos minutos finais do prazo de inscrição. A Subprefeitura Lapa terá 38 conselheiros eleitos dentro dos seus distritos (o distrito da Lapa vai eleger 7, da Leopoldina 5, Jaguaré 5, Perdizes/Pompeia 11, Barra Funda 5 e Jaguara 5 conselheiros). Em toda Cidade foram 2857 inscritos. “É impossível administrar essa Cidade do Viaduto do Chá apenas, ou você diminui a distância entre administrado e administração, ou não vamos ter uma administração eficiente”, disse o secretário de Relações Governamentais João Antonio. “Nosso objetivo é criar um instrumento do povo, não do prefeito Haddad, de controle de âmbito local, que geograficamente coincide com os das 32 subprefeituras, com 32 conselhos (regionais)”. Após a eleição, que ocorrerá em 8 de dezembro, serão escolhidos 1.125 conselheiros em toda a cidade. A eleição contará com 10 mil urnas eletrônicas e pontos de votação nos 96 distritos de São Paulo.

Os futuros membros do conselho terão a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos públicos e das políticas públicas nos distritos e da subprefeitura que foi eleito.

Votação universal – Segundo o secretário adjunto de Relações Governamentais, José  Pivatto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)propôs uma eleição universal, ou seja, todos os candidatos ao Conselho Participativo constarão nas urnas eletrônicas que serão espalhadas pela Cidade. O processo transcorrerá como numa eleição tradicional. “Cada candidato terá seu número e poderá receber votos em todos os distritos, porém será eleito como representante do distrito para o qual foi inscrito. A cada 10 mil habitantes o distrito terá direito a um conselheiro”, explica Pivatto.

Será publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (12), a lista dos nomes inscritos deferidos e indeferidos. Após a publicação, a pessoa tem três dias de prazo para recurso ou impugnação de inscritos. A homologação das candidaturas será publicada no dia 28 deste mês no Diário Oficial do Município. A eleição será realizada no dia 8 de dezembro em toda Cidade. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA