Uma denúncia de abuso de autoridade contra a supervisora de Cultura da Subprefeitura Lapa, Cleide Coutinho, foi entregue ao subprefeito da Lapa, Ricardo Pradas, na manhã de quinta-feira, 24, pela permissionária da Feira de Artes e Cultura da Praça Cornélia, Iranita Aparecida dos Santos. “Trabalho na Feira de Artes e Artesanato da Praça Cornélia com uma barraca de pastel desde 2001. Em dezembro de 2013 solicitei licença para tratamento de saúde, concedida pela então coordenadora do evento, Beatriz dos Santos”, explica Iranita.
A idosa solicitou um novo prazo à supervisora de Cultura para a compra de novos equipamentos. “Ela me deu o prazo. Outro dia estava ajudando meu filho e outro expositor e fui surpreendida por uma ligação (no celular) da senhora Cleide, aos gritos, me destratando”. Iranita alega que depois do episódio passou a ser pressionada a montar sua barraca.A idosa conta que em 5 de abril, estava na banca do filho quando a supervisora se aproximou e afirmou que sua TPU (Termo de Permissão de Uso – do espaço na praça) tinha sido revogada pelo subprefeito da Lapa e que ela não podia mais montar minha barraca, alegando que já tinha outro expositor para o seu lugar.
Pradas esclareceu à Iranita que pode montar sua barraca na feira e que Cleide não tem poder de agente fiscalizador. A idosa entregou as guias que comprovam o pagamento das taxas para uso do espaço (Documentos de Arrecadação – DAMP). Segundo o subprefeito, os documentos com o relato de Iranita foram encaminhados ao Jurídico da Subprefeitura para abertura de processo administrativo.