Uma pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou mostra que as publicações da Página Editora, Jornal da Gente, revista Vila Mais e os guias da Vila Madalena Lapa/Romana/Leopoldina, Pompeia/Perdizes e Sumaré, estão no caminho certo ao estimular no seu conteúdo a vida dos moradores dentro do bairro.
A pesquisa revela que cada vez mais o paulistano quer fazer tudo no bairro onde mora ou trabalha. O levantamento contou com a participação de mais de 500 entrevistados, entre os dias 10 e 20 de março. O resultado da pesquisa justifica o movimento de descentralização que vem ocorrendo no comércio, entretenimento, escolas e de infraestruturura em geral, para atender as pessoas mais perto de suas casas. “Após diversos levantamentos na cidade, percebemos que os moradores estão cada vez mais buscando opções onde moram”, explica a sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa, Ligia Mello.
Segundo o diretor da Página Editora, Ubirajara de Oliveira, os veículos da empresa divulgam o que é interessante para quem mora e trabalha na região. Um dos exemplos é a edição 200 do Guia Daqui Lapa. “Chegamos à edição 200 desse Guia e para comemorar fizemos 200 indicações distribuídas entre seções que mostra um pouco do que a região tem e proporciona a quem mora ou trabalha por aqui. É uma iniciativa para estimular e promover a vida local”, acrescenta Oliveira. 78% dos entrevistados se sentem mais seguros nos seus bairros para eventos noturnos e aos finais de semana. “Quanto às compras, notamos que as lojas de bairro estão agradando mais. 48% de nossos entrevistados disseram que conseguem preços melhores nas lojas de ruas de seus bairros”, conclui Ligia.
Para o diretor da Página Editora, a insegurança e a própria Lei Seca estimulam as pessoas a viverem efetivamente no bairro.