Além da decoração, os colégios da região têm mostrado empenho em criar um clima para a Copa do Mundo que começa nesta quinta-feira, 12. Na última semana de maio, o Colégio Pré-Médico realizou a Semana da Copa 2014 com alunos uniformizados de verde-amarelo para torcer pela seleção. “Buscamos passar para os alunos que, apesar das mazelas do país, a Copa será transmitida para bilhões de pessoas e que receberemos milhares de turistas e temos que passar a melhor imagem possível”, explica Gérson Nunes, diretor do Colégio Pré-Médico.
No Colégio Módulo, aconteceu a Olimpíada Módulo, onde todas as turmas puderam escolher, de acordo com a pontuação disciplinar, o país que gostariam de representar dentre os países participantes da Copa. Neste ano, o Desafio Cultural do colégio terá como tema as curiosidades das Copas do Mundo. O Colégio Santo Ivo promoveu entre os dias 23 e 30 de maio seu Festival Esportivo do Colégio Santo Ivo com o tema “Unidade na Diversidade. Somos todos um”, que fez uma homenagem à Copa do Mundo que será realizada aqui no Brasil este ano. Os alunos foram divididos em equipes de diferentes cores, que representaram diversos países que participação do Mundial.
Na rede estadual de ensino as bandeiras juninas dão espaço à Copa do Mundo. As férias dos 4 milhões de alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que acontecem em julho, foram antecipadas de 12 junho a 13 de julho, período dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. No primeiro semestre, a Copa do Mundo no Brasil se transformou em uma oportunidade de aprendizado na rede estadual paulista. A proposta foi levar o maior campeonato de futebol para sala de aula e colocar o tema nas mais diferentes disciplinas. Nas aulas de Educação Física, por exemplo, trabalharam atividades sobre princípios táticos e técnicos do futebol, ‘papel do torcedor’, ‘fair play’, ‘transmissão pela tevê’, ‘a história da Copa’, ‘futebol de várzea’, para ampliar os conhecimentos dos alunos também sobre a teoria do esporte.