Faltando apenas as partidas finais da Copa do Mundo, os restaurantes e bares da região fazem um balanço apenas positivo da competição, ao contrário das expectativas mais animadoras de antes da competição. “Investimos em decoração e em promoções e isso ajudou a manter uma boa quantidade de clientes durante os jogos”, explica Fabricio, do Madra Bier, da Leopoldina. Até mesmo com a derrota por 7 a 1 para Alemanha na terça-feira, 8, houve bares que mantiveram o clima com bom humor. “Após o final do jogo servimos um chocolate quente para os clientes e a festa rolou com muita música até a madrugada”, afirma Alexandre Rioli, do Magnólia Villa Bar, na Vila Romana. Alexandre ressalta ainda que para este sábado, dia da disputa do 3º lugar, espera a casa cheia.
Ainda falando sobre setores beneficiados pelo evento, mercados da região tiveram uma demanda acima da média em categorias de produtos como carnes, salgadinhos e cervejas. “Também percebemos aumento na venda de comida pronta, com mais pessoas comendo em casa em dias de jogos”, disse Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Por outro lado, diversos setores foram impactados negativamente não só com a queda de vendas como com o fechamento antecipado de lojas. Entre as categorias com menor demanda estão vestuário e calçados, o que impactou na queda do movimento no centro comercial da Lapa, por exemplo. Outro setor bastante presente na região, o de eletroeletrônicos, teve suas vendas concentradas em maio e junho, com um aumento de cerca de 65%, segundo entidades.