A comunidade foi surpreendida no domingo com a notícia do falecimento de Flávio, um senhor que vivia na casa nos fundos do terreno da Praça Nova Lapa, no Parque da Lapa, próximo ao Cemitério da Lapa. Seu Flávio foi encontrado morto com sinais de espancamento. A Delegacia de Homicídios investiga o caso. Para muitos da comunidade, a ocorrência era uma tragédia anunciada, porque o local era ponto de uso de drogas. Após a perícia, a Subprefeitura da Lapa demoliu na terça-feira (28) a casa que foi ocupada por Flávio cerca de 30 anos. A medida tem o objetivo de atender a uma reivindicação da comunidade que tem projetos de revitalizar a área em parceria com o poder público.
Segundo a conselheira da UBS Parque da Lapa e moradora da Leopoldina, Alexandra Swerts, a história do Seu Flávio e da Praça Nova Lapa tomaram seus rumos distintos. “Conseguimos encontrar parte da família em Bragança Paulista que fez o reconhecimento e levou o corpo para ser sepultado em Osasco”, revela a conselheira. “Agendamos um encontro comunitário na Praça Nova Lapa na segunda-feira, 4, às 13h30, para nos prepararmos para os próximos passos”, avisa Alexandra.
O vereador José Police Neto destinou uma emenda do orçamento, para melhoria do local. “A Praça Nova Lapa e sua vizinhança passaram recentemente por maus momentos e lamentamos por isso. Agora é hora de fazer a praça renascer e transformá-la em um espaço realmente novo, como o próprio nome da praça sugere. Foi aprovada para o Orçamento deste ano emenda de minha autoria no valor de R$ 50 mil para reforma e adequação do espaço. Cabe agora ao Executivo liberar os recursos para recuperar a área”, revela o vereador.
Subprefeitura aguarda liberação de emenda
Segundo a assessoria da Subprefeitura Lapa, o subprefeito José Antonio Queija vistoriou a Praça Nova Lapa e definiu, em conjunto com a comunidade local, que com recursos da emenda parlamentar será realizada a implantação de um espaço para atividades para a terceira idade. A Subprefeitura informa ainda que, com relação a emenda, já respondeu a Secretaria Municipal de Relações Governamentais, afirmando sobre a viabilidade do recurso. “Estamos no aguardo da liberação dos recursos financeiros para a implantação de melhorias no local”, finaliza a nota da Subprefeitura Lapa.