Sem segurança, Hora Certa tem equipamentos furtados

0
1266

Foto:

Hospital Sorocabana tem vestígios de abandono e de invasão que estão prejudicando segurança da unida

Equipamentos de informática, uma torneira e fios da bomba da cisterna foram furtados da unidade Lapa da Rede Hora Certa do Hospital Sorocabana, na madrugada de 29 de abril. O boletim de ocorrência foi registrado pelo gerente da unidade, Marcelo de Paschoal na 7ª DP da Lapa.

A conselheira da unidade, Alexandra Swerts, pediu providências ao secretário adjunto de Saúde Paulo Puccini, em reunião na terça-feira. Ela disse que a falta de segurança piorou desde que o estacionamento (que explorava a área do hospital antes do fechamento em 2010) foi tirado do local em 5 abril por causa de uma ação judicial, deixando a entrada da Rua Faustolo desprotegida.

Os vestígios deixados pelo ladrão indicam que ele entrou pela janela do 1º andar, ocupada pela unidade Hora Certa (da Secretaria Municipal de Saúde), depois de escalar a cobertura da área de gás medicinal (desativado) e o teto da antiga gráfica do hospital. Foram levados dois monitores e uma CPU da sala de ultrassom, uma torneira do banheiro de funcionários e 80 metros dos fios da bomba d’água que era acionada automaticamente para abastecer a caixa do prédio.

A ocorrência mostra a fragilidade da segurança. A reportagem do JG encontrou dois homens com carrinho, sacos da concessionária Inova (responsável pela varrição de ruas) e vassoura na entrada à direita do prédio, na manhã de quinta-feira (7). Eles disseram que eram funcionários da concessionária que presta serviço para a Prefeitura, responsáveis pela varrição da Rua Faustolo e tinham autorização do responsável do Hora Certa para guardar os pertences em uma sala, onde ficam arquivos e fichas do hospital desativado. A porta estava aberta e o cadeado arrombado. Outras salas, inclusiva uma com mamógrafo e outra do antigo almoxarifado, permaneciam abertas a qualquer pessoa. No almoxarifado estão vários produtos e fichas jogados no chão e alguns pãezinhos em cima de um móvel mostram que o local é usado.  

O gerente da unidade Hora Certa disse que não autorizou ninguém a guardar nada na área do hospital. O supervisor de Serviços Mecanizados da Inova, Claudio Silvério de Faria, se comprometeu a verificar a ocorrência, mas estranhou os dois supostos varredores estarem sem uniforme no período de trabalho.

Mais segurança

A Secretaria Municipal tem contrato com uma empresa de segurança, mas no período que a reportagem esteve local (quinta-feira) nenhum vigilante foi visto no local. Os profissionais estavam concentrados na entrada de pedestres da Rua Catão onde fica a AMA 24 horas e na de veículos da Rua Clélia, próxima a casa do serviço especial de atendimento à dengue.

Além do furto no Hora Certa, um aparelho de exame de cardiovetor foi levado da sala de emergência da AMA 24h no início de março. O secretário Puccini pediu providências ao Coordenador Regional da Saúde, Alexandre Nemes Filho. “Solicitei ao gerente da Hora Certa um levantamento urgente para colocação de câmeras e vigilância na entrada e entorno do prédio”, afirma o coordenador Regional. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA