A primeira “Área de Segurança Escolar” foi implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Vila Leopoldina, entre as ruas Guaipá, Jacinto Kerry Valente e Lauriano Fernandes Júnior, durante o feriado prolongado de Corpus Chirsti. A area entrou em funcionamento na segunda-feira (8).
Segundo o órgão, o objetivo é melhorar as condições de segurança de quem passa pela região, sobretudo pedestres. A região conta com escolas como a Escola Basilides de Godoy e um Centro de Educação Infantil conveniado à Prefeitura.
A medida inclui a redução da velocidade dos veículos, permitindo uma relação mais pacífica entre pedestres e carros e redução no número de acidentes e vítimas. A ajudante operacional do Instituto Estrela do Amanhecer, Luciana da Silva Gomes aprovou a medida de segurança. “Ficou muito bom. Antes tinha só o semáforo de veículos, não tinha o de pedestres nem indicação que aqui era escola”, disse a funcionária de CEI conveniada da Prefeitura.
Foram implantadas nas vias faixas de pedestres, sinalização para balizamento veicular e de ordenamento do tráfego (linhas seccionadas, linha dupla amarela e canalizações com tachões). Também foram feitos o rebaixamento de guias de calçadaspara melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, além de implantação de quatro placas de “Área Escolar de Segurança”, reforço da sinalização de advertência e de regulamentação da velocidade máxima permitida (30 km/h).
Para viabilizar a implantação, foram utilizados 248 m² de sinalização horizontal, 15 tachões para canalização do tráfego, 30 placas de sinalização viária, além da construção de 7 rebaixamentos de guia e calçada.
A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida, orientando o tráfego na região, e solicita aos usuários atenção quanto à nova sinalização e respeito aos limites de velocidade. Outras informações pelo telefone “Fale com a CET: 1188” que atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.