Na reunião de junho do Conseg Lapa, realizada na segunda-feira, 29, a presidente Flávia Amorim comunicou aos cerca de 20 pessoas presentes a data da aguardada audiência para tratar da Toca da Onça, passagem de nível localizada nas proximidades do Terminal Lapa e o Viaduto da Lapa. “Queremos que todos participem desta reunião para discutir soluções para a passagem com as autoridades competentes”, afirma Flávia, que confirmou a reunião para 15 de julho, às 19h, no Auditório da Subprefeitura Lapa (Rua Guaicurus, 1000). Foram convidados para a reunião representantes da SPObras e da CPTM.
A briga pela melhoria da passagem é antiga e extrapola a questão estética. Além de suja e malcheirosa, a Toca da Onça é indicada como uma questão de segurança para quem precisa dela para seu dia-a-dia. A queixa da população não é apenas de moradores da Lapa como de outros bairros, como Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia, cujos ônibus fazem ponto final na Lapa de Baixo e precisam da passagem para acessar o centro comercial do bairro. Segundo a capitã Adriana Porto, comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão da PM, as ocorrências no local diminuíram sensivelmente nos últimos meses, fruto da intensificação do policiamento na região. “Recentemente fizemos dois flagrantes de assaltos dentro da passagem”, afirmou a capitã PM.
A Audiência é uma das seis ações do Conseg Lapa para a gestão 2015-17, atendendo à regulamentação vigente dos Consegs. As outras ações são: o 1º Fórum de Segurança Comunitária da região Oeste (que acontecerá em 1º de agosto, na Unip Marquês de São Vicente), a implantação da Vigilância Solidária, campanhas de doação, retomada da escola de síndicos e porteiros e palestra de prevenção ao uso de drogas para pais e filhos.