Transbordo, ZER e ZCor polarizam audiência extra da Lei de Zoneamento

0
1241

Foto:

Discussão extra da Lei reuniu moradores da Lapa, Pinheiros e Vila Mariana

Os moradores da região da Subprefeitura Lapa e também de Pinheiros e Vila Mariana tiveram a oportunidade de colocar aos vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal as suas demandas com relação à revisão da Lei de Zoneamento (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), em audiência pública extra realizada no Auditório Freitas Nobre (externo), na noite de segunda-feira (5).

A nova audiência foi marcada para garantir a participação daqueles que ficaram do lado de fora das audiências regionais das três subprefeituras por falta de espaço nos locais onde foram realizadas. Mais uma vez, o debate foi marcado por manifestações de conflito entre ZCOR (zonas Corredores) e ZER (Zonas Exclusivamente Residenciais). “Desde o inicio essa foi uma preocupação. Isso se refere ao artigo 10 da Lei de Zoneamento que, ‘aprimorado’ este artigo, asseguramos esta possibilidade de se rever todos os pontos lindeiros ao lado oposto da área residencial, quando é zona mista, zona de centralidade ou eixo. Isso traz um conforto para zona residencial e não incomoda os demais territórios da cidade”, explicou o relator da Lei, vereador Paulo Frange.

“As ZERs são áreas de grande qualidade na cidade, um modelo de urbanismo implantado muitos anos atrás e que funciona perfeitamente. A prefeitura quer mudar isso, transformá-las em zonas mistas ou mudar os usos da ZCOR, isso é justamente o que destrói as zonas residenciais”, discordou o líder do PSDB na Câmara, Andrea Matarazzo.

Mais uma vez moradores da região da Lapa pediram a demarcação do terreno da Vila Jaguara — onde está previsto uma área de transbordo de lixo – como uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social). De acordo com movimentos da Vila Jaguara, habitações na area atenderia a demanda existe na região. O vereador Laércio Benko defendeu que o terreno o se torne uma área para habitação de interesse social.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA