Artista faz escultura em praça com tronco de arvore tombada

0
6157

Foto:

Rafael Mifano usa motosserra para esculpir saci pererê na praça

 

O tronco de uma arvore tombada foi transformado em obra de arte na Praça Amadeu Decome, durante o mutirão do Movimento Boa Praça de domingo (25), no Alto da Lapa. Rafael procurou a Subprefeitura Lapa para pedir um tronco de arvore recolhida pela supervisão de areas verdes e ajardinadas e conseguiu. Utilizando uma motosserra, o artista Rafael Mifano deu nova vida ao tronco da arvore morta. A obra foi esculpida no meio da praça. O trabalho do artista chamou atenção de motoristas e pedestres que passavam pela área verde da Rua Cerro Corá com Sepetiba, no Alto da Lapa.

A obra consumiu o domingo e foi concluído na segunda-feira (26) pelo artista. O resultado foi a escultura do Saci-Pererê, personagem travesso do folclore brasileiro.
A escultura vai permanecer na praça. “É a primeira vez que faço um trabalho em praça pública de São Paulo. Todos os meus trabalhos são com arvores caídas”, explica o artista  que tem licença de artesão para reciclar madeira tombada em arte. “É gratificante ver o trabalho concluído e ver que as pessoas que passam estão gostando. Fico feliz de trazer uma coisa positiva para praça”, declarou o artista que fez o trabalho de forma voluntária para o movimento de ocupação de praças.  “É uma forma de divulgar meu trabalhado (rafaelmifano.com)”, declarou o artista que avisa. “Essa obra já está preparada para ficar no tempo, Se for bem cuidada, vai passar de uma geração para outra”, afirma Mifano que usa a motosserra como instrumento para esculpir em madeira tombada suas obras de arte.

No mutirão de domingo, membros do movimento Boa Praça construíram uma nova mesa na praça para os pequeniques comunitários e cercaram com paralepipedos a nascente (do córrego Tiburtino) da praça.  A idealizadora do Boa Praça, Cecília Lotufo lembra que a ocupação da Amadeu Decome “é um processo que completa de oito anos. A gente vem  chamando as pessoas a partiticipar, criamos o mapa dos sonhos do que a gente gostaria para essa praça. Ao mesmo tempo fomos nos apropriando e surgiu pessoas com novas idéias e possibilidades. Estamos fazendo o mutirão para ver essa praça legal. A gente consegui com um vereador uma emenda parlamentar (do vereador Eliseu Gabriel) para novas melhorias. O Steven que está encabeçando esse mutirão e traçou caminhos (para a nascente) e chamou o amigo dele, o Rafael Mifano, e foram até a subprefeitura para ver o tronco (de arvores tombadas ou retiradas na região) e conseguiram para esse trabalho”, relata Cecília.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA