Restos de feiras viram material de compostagem na Subprefeitura Lapa

0
2210

Foto:

Projeto Feira Compostável da Suprefeitura Lapa recebe visita de representantes da prefeitura de Copenhagen

Restos de frutas, legumes e verduras das feiras da area da Subprefeitura Lapa ganham um destino nobre com o projeto piloto “Feita Compostável” desenvolvido pela Supervisão Técnica de Limpeza Público, na Lapa de Baixo. O projeto tem como parceira a Concessionária Inova (responsável pelos serviços indivisíveis da região noroeste da cidade que compreende 13 subprefeituras, entre elas a da Lapa).

O que antes era descartado no lixo é usado nas leiras de compostagem (fileiras onde é colocado o material coletado). Segundo o supervisor Técnico de Limpeza Pública e engenheiro agrônomo, Rafael Golin Galvão, 67,5 toneladas de restos de feiras já foram usadas nas três primeiras leiras. Pelo projeto, o material não tem contato com o chão que é protegido por uma manta impermeável, seguido de uma camada de pedras e os restos de feira encoberto por palha. Uma canalização com perfurações (entre as pedras e o composto) coleta o líquido que vai para uma caixa. “O líquido serve para molhar as leiras”, explica o supervisor.

Representantes da prefeitura de Copenhagen, na Dinamarca, Merete kristoffersen, Jens Purup e Bjorn Appealquist, visitaram a Unidade de Parques e Jardins da Subprefeitura para conhecer o projeto-piloto com o coordenador de Resíduos Sólidos da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Antonio Oswaldo Storel, a gerente operacional da concessionária Inova, Eugênia Gaspar, e o subprefeito da Lapa, José Antonio Queija, na quinta-feira (29).

“Paramos de alimentar essas três iniciais para poder retirar no final do ano. O material precisa descansar. Em dezembro vamos retirar o primeiro material dessas primeiras leiras para usar em praças, áreas verdes e plantio de arvores. Dia 3 de novembro retorna a coleta nas feiras para formar mais seis novas leiras”, avisa Golin.   A gerente Operacional da Inova, Eugênia Gaspar disse que a novembro a idéia é coletar a produção das feiras da Subprefeitura: 100 toneladas de frutas, legumes e verduras no projeto, para usar o projeto. (MIC)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA