A reorganização da rede estadual de ensino foi desencadeada com objetivo de avançar na conquista da melhoria de qualidade de ensino a partir da constatação de duas premissas bastante relevantes:
-1ª Escolas com apenas um segmento de educação básica (anos iniciais – 1º as 5º ano; anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º; ensino médio) obtêm índices de aproveitamento 14% superior nos anos iniciais, 15,2% nos anos finais do ensino fundamental e 28,4% superior no ensino médio.
–2ª A rede de escolas paulistas têm 2,2 milhões de alunos a menos do que tinham em 1998 e cerca de 600 escolas a mais. A queda da demanda gerou dezenas de salas de aulas ociosas. Na Diretoria de Ensino Centro Oeste, a diminuição da demanda é de mais de 2.000 alunos ao ano visto que compreende bairros mais centralizados onde a taxa de natalidade é menor que a média.
A Diretoria de Ensino identificou a possibilidade de alteração em 18 escolas para segmento único, sendo 37 escolas envolvidas na reorganização desta Diretoria, em um universo de 75 unidades. Quatro escolas serão disponibilizadas com utilização dos prédios escolares para atividades destinadas à oferta de educação básica ou outros fins educacionais. Os professores serão transferidos junto com os alunos para as escolas mais próximas, sempre dentro do mesmo bairro.
Após a reorganização, a vida funcional dos professores ficará mais estável. Haverá um maior número de docentes com jornada integral na mesma unidade e os alunos serão beneficiados com projetos pedagógicos mais centrados na faixa etária apropriada.
Estamos em um momento histórico e deixaremos um legado para os nossos profissionais e estudantes atuais e os futuros em termo de qualidade de ensino.