Grupos do AA atuam na região desde 1975

0
4461

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Grupos do AA presentes na região da Lapa, Perdizes e Jaguaré

O Alcoólicos Anônimos (AA) mundial completou 83 anos no último dia 10. Já o grupo de Perdizes completou 34 anos no dia 6 de junho. Na região, a irmandade mais antiga é a da Lapa, em atividade desde 1975. As comunidades são formadas por homens e mulheres que se reúnem para se apoiar na manutenção da sobriedade através da abstinência total de bebidas alcoólicas. O AA surgiu em Akron, nos Estados Unidos, em 1935, quando Bill Wilson, um corretor da bolsa de Nova Iorque, e Bob Marley Smith, um cirurgião, que tinham um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de ajuda mútua.

Os grupos se mantêm através de doações voluntárias dos próprios participantes e não aceitam doações provenientes de fora da irmandade. O programa é baseado em 12 passos, no completo anonimato dos participantes e no “efeito espelho”. “É muito importante para o alcoólico ouvir as histórias e contar os seus sentimentos neste ambiente, onde está com os seus iguais”, afirma um membro do AA Perdizes.

No Brasil existem cerca de cinco mil grupos e na região da Lapa são quatro unidades: Grupo Lapa (Rua Tibério, 264), com reuniões de segunda a sexta, às 20h, sábados e domingos, às 10h, e feriados às 17h. Grupo Nova Lapa (Rua Afonso Sardinha, 62), com reuniões nas terças e sextas, às 19h, sábados, às 18h, domingos, às 10h, e feriados às 18h. Grupo Perdizes (Rua Doutor Augusto de Miranda, 1274), com reuniões de segunda a sexta, às 20h, e domingos às 10h. Grupo Amor e Paz (Rua Arão Adler, 91), com reuniões de terça a sexta, às 20h. Para mais informações é possível ligar para o escritório da Área 32, responsável por coordenar os grupos da região, pelo telefone (11) 3315-0216.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA