A publicação do Projeto de Lei (PL) do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina/Villa-Lobos foi adiada e ainda não tem data para ocorrer. Com isso, a audiência pública que seria realizada no dia 11 de dezembro na Igreja Batista Palavra Viva também foi suspensa e deverá ser remarcada com a publicação do PL. Com as contribuições recebidas na reunião devolutiva dos diálogos temáticos, realizada na terça-feira (27), a SP Urbanismo demandou tempo adicional para consolidar a minuta do projeto de lei e submetê-la à sociedade, no site Gestão Urbana e na audiência pública.
No Fórum Social Leopoldina, em sua reunião mensal, na segunda-feira (3), moradores das comunidades do entorno da Ceagesp questionaram quais os critérios para a determinação de que as famílias do Nove ficarão na área institucional do projeto e as da Linha no terreno da SP Trans. Também foi questionado por que a intervenção do Nove e Cingapura Madeirite, que ocorrerá antes que a da Linha, terá um investimento de R$ 80 milhões, e o segundo leilão, para a Linha, será de R$ 30 milhões, sendo que as comunidades têm um número semelhante de famílias.
Representantes do Fórum Social Leopoldina afirmaram no encontro que querem marcar uma reunião com as secretarias envolvidas para entender as escolhas dos equipamentos, por exemplo, a instalação da UBS na área institucional ao invés do terreno da SP Trans, na Avenida Imperatriz Leopoldina. Moradores da comunidade manifestaram interesse de que as habitações de interesse social sejam entregues em uma mesma etapa, com direito à escolha sobre qual dos dois terrenos cada família deseja morar.
Conselho
Outro tema discutido na reunião do Fórum Social Leopoldina foi a formação do conselho gestor das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) do território. Lideranças das comunidades foram informadas que a eleição seria realizada no próximo dia 16 de dezembro. Questionada sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) afirma que a comissão eleitoral foi formada por duas pessoas da comunidade e três do poder público, com uma reunião de discussão do regimento da eleição na segunda-feira (3). Foram definidos dois dias para as inscrições dos candidatos que queiram participar do conselho, no dia 7 e 10 de dezembro, das 14h às 18h, na sede da Associação de Moradores do Ceasa (Avenida Manuel Bandeira, s/n, Vila Leopoldina).
A Sehab confirmou que a eleição ocorrerá no dia 16, das 10h às 15h, no mesmo local. Podem votar moradores e trabalhadores da ZEIS 1 – PIU Leopoldina. Para o conselho serão eleitos três membros da sociedade civil, um representante de Organizações Não Governamentais (ONGs) e um representante do setor produtivo. Na reunião do Fórum, foram apontadas a Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma e Associação dos Moradores do Ceasa para participar do pleito.