Fim de ano e o clima de finalização de ciclos e confraternizações já começa a tomar conta da região. Faltando pouco mais de vinte dias para 2019, é difícil esperar grandes acontecimentos.
Essa semana a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste realizou uma homenagem a funcionários e parceiros por ações que tiveram êxito durante 2018. É louvável homenagear os trabalhadores que se dedicaram em diversas situações, como a verdadeira força-tarefa realizada pela UBS Parque da Lapa para atender as gigantescas filas durante a vacinação contra a febre amarela em janeiro.
Mas as celebrações não podem tirar o foco das questões ligadas à saúde na região. A UBS Vila Anastácio, por exemplo, foi homenageada por uma ação intersetorial com as equipes do Consultório na Rua, enquanto moradores e usuários lutam para manter o equipamento de saúde no bairro, após a ordem de despejo da unidade por um conflito jurídico que já dura anos entre os proprietários e administração.
Também está em discussão jurídica os caminhos para municipalizar o Hospital Sorocabana e, finalmente, dar sequência à sua reabertura. É fundamental ter leitos na região, uma vez que pacientes são transferidos para locais distantes ou ficam internados por um prazo maior que o previsto no PS da Lapa, que deveria realizar apenas o pronto atendimento.
Na Vila Ipojuca o debate continua em torno da instalação de uma carreta para atendimentos oftalmológicos no terreno do CDC City, cujo destino é abrigar a UBS do bairro, que hoje funciona na Vila Romana. Os moradores já manifestaram que o serviço de saúde é bem-vindo, mas questionam os motivos que levaram à escolha daquele terreno como único possível para receber a carreta, uma vez que precisará de intervenções com dinheiro de emendas parlamentares para um atendimento que é temporário e circula pela cidade.
E falando em emendas, os vereadores aprovaram na quinta-feira (6), em primeira votação, o Projeto de Lei 536/18 do Executivo, que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2019. São R$ 60,5 bilhões que devemos acompanhar para que sejam investidos nos lugares mais importantes.
Na região, Carlos Fernandes apresenta na próxima quarta-feira (12) a execução orçamentária da Subprefeitura da Lapa na reunião do Conselho Participativo Municipal. É importante a presença da população para entender como funciona o orçamento e fazer uma retrospectiva do que aconteceu em 2018. Da mesma forma que acontece com as metas pessoais, devemos estabelecer quais serão as cobranças do próximo ano.