Nesta semana tive o privilégio de participar do Webinar Córrego Leopoldina, que mostrou a despoluição do córrego, um trabalho iniciado em 2007 por força de uma gestão participativa entre sociedade, prefeitura e governo do Estado.
Durante visita ao local, conferi de perto a beleza da água em meio a composição de pequenos peixes, vegetação e pássaros.
Foram 13 anos de trabalho, mas hoje o que temos é um case de sucesso ambiental. Começar é preciso e a melhor forma é dentro de casa.
A lógica do “eu pago imposto” já não cabe mais, ainda que o valor aumente, se o pensamento não muda, o problema continua. A bituca de cigarro e o papel de bala podem ser guardados em bituqueiras e bolsos até que se tenha um lixo por perto.
Se quisermos um lugar melhor é importante entender que o espaço público é de todos. A população pensou dessa forma lá atrás, se uniu com o poder público e cada um fez sua parte. Hoje, 52 mil pessoas que residem entre Lapa, Alto da Lapa e Vila Leopoldina, podem desfrutar de um córrego limpo.
O próximo dia 22, Dia Mundial da Água, é um momento importante para repensarmos atitudes e formas de contribuição.
Temos vivido tempos difíceis, mas também descoberto novos valores. Há muito que se fazer, mas dar o primeiro passo e mostrá-lo para outras regiões nos orgulha e dá esperança.