Espetáculo inspirado em conto de Caio Fernando Abreu tem apresentações na região

0
473

Foto: Jennifer Glass

Jennifer Glass
A dramaturgia surgiu da vontade de abordar artística e psicologicamente o processo de autocompreensão social das pessoas LGBTQIA+

A peça “Pequeno Monstro”, inspirada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, com montagem de Pedro Leão e atuação de Henrique Figueiredo, será apresentada no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, nos dias 23 e 24 (terça e quarta-feira) e no Teatro Cacilda Becker nos dias 26, 27 e 28 de agosto (sexta a domingo).

O espetáculo acompanha o início da puberdade da personagem principal e as transformações “monstruosas” que ele vive ao se deparar com as mudanças não só no corpo, mas também nos desejos e na personalidade. Nessa busca, ele transita entre o que é real e os devaneios de se encontrar. “O pequeno monstro é uma metáfora desse momento da adolescência, quando somos de fato um pequeno monstro em processo de transformação física. E para quem é um menino gay, como no espetáculo, é mais difícil ainda viver esse momento porque ele passa a entender os desejos que saem da curva e são dissidentes do que se espera do menino adolescente. Ainda mais um menino no começo dos anos 2000”, conta Leão.

A dramaturgia surgiu da vontade de abordar artística e psicologicamente o processo de autocompreensão social das pessoas LGBTQIA+. “Como a gente coloca isso sem assumir um discurso político, mas entendendo que nossa existência é política. A gente precisa trazer para a cena outros discursos sobre a nossa comunidade. Costumamos ver apenas filmes, séries e peças que falam sobre sofrimento e homofobia, mas perdemos a complexidade que é esse sujeito e todas as outras nuances que o compõem, como fantasia, relacionamentos e afetos”, analisa o diretor.

O Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder fica na Avenida Ricardo Medina Filho, 603, na Vila Ipojuca, e a apresentação acontece às 15h. No Teatro Cacilda Becker, na Rua Tito, 295, na Vila Romana, a apresentação acontece às 21h na sexta e sábado, e às 19h no domingo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA