Região pode ter falta de água no final de semana por causa de manutenção

0
721

Foto: Divulgação

Divulgação
Válvula no conjunto de bombas da Estação Elevatória Santa Inês será substituída

A Sabesp realiza neste fim de semana uma manutenção preventiva no Sistema Cantareira para ampliar a segurança operacional. Para os serviços, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema. A intervenção ocorrerá das 18h de sábado (20) às 6h de domingo (21), o que pode afetar o abastecimento de água para 4,9 milhões de moradores de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul.

Entre os bairros que poderão ser afetados segundo a Sabesp estão a Água Branca, Alto da Lapa, Barra Funda, Boaçava, Jaguaré, Jardim Vera Cruz, Lapa, Lapa de Baixo, Pacaembu, Parque da Lapa, Perdizes, Sumaré, Sumarezinho, Vila Anastácio, Vila Anglo Brasileira, Vila Hamburguesa, Vila Ipojuca, Vila Jaguara, Vila Leopoldina, Vila Pompeia e Vila Romana. Para reduzir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que regiões normalmente atendidas pelo Cantareira recebam momentaneamente água de outros sistemas. Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.
Em nota, a empresa lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema, prevista para acontecer até segunda-feira (22).

Entre os trabalhos, será realizada a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento com 1,1 metro de diâmetro pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico. Será feita ainda a manutenção preventiva de todo o sistema elétrico e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias, além de ações como lavagem/desinfecção e reparos preventivos diversos. No total, aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações deste fim de semana.

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será redirecionado para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência. As consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp (11) 3388-8000 ou na Central de Atendimento pelos telefones 195 ou 0800 055 0195.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA