Sorocabana ressurge!

0
2298

Com o ato simbólico da assinatura, pelo prefeito Ricardo Nunes, da lei que autoriza o município a receber do governo do estado, em doação, o terreno onde se localiza o Hospital Sorocabana, a população da Lapa e região não só poderá ganhar, novamente, um equipamento de saúde tido como referência para toda a cidade, mas também resgatar  um patrimônio de 70 anos do bairro.

O Sorocabana foi fundado no início dos anos de 1950 e, até ser fechado, em 2010, era parte importante da vida de quase todas as famílias da região, que se orgulhavam de poder contar com um hospital completo em caso de problemas de saúde. Ao passar em frente ao hospital, vem à memória de quase todos os lapeanos histórias felizes – ou nem tanto assim – que tiveram como cenário um dos leitos do ‘velho’ Sorocabana.

Por isso o fechamento do hospital, por problemas financeiros, foi motivo de justa revolta e mobilização por parte da comunidade, inconformada com o descaso do poder público em relação a um equipamento de saúde tão importante para a região e a cidade como um todo.

Entre 2010 e 2020, o Sorocabana abrigou apenas três equipamentos municipais – uma  Assistência Médica Ambulatorial (AMA), um Hospital Dia e um Centro Especializado de Reabilitação. Essa estrutura ocupou somente dois andares do prédio, sendo que cinco andares permaneceram ociosos. Em 2018, o prédio chegou a ser vendido em um leilão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que dívidas trabalhistas fossem saldadas. A venda, porém, acabou sendo anulada, pois o estado, até agora detentor do terreno, na ocasião não foi notificado. Com a pandemia, há três anos, houve uma reforma no térreo do hospital, que recebeu 55 leitos para atendimento de pacientes com Covid-19.

Atualmente, o Complexo Hospitalar Sorocabana dispõe de 35 leitos de enfermaria, 10 de estabilização/UTI e 10 de clínica cirúrgica eletiva, além de duas salas cirúrgicas, com o apoio de 279 profissionais. No primeiro piso do prédio a prefeitura mantém o Hospital Dia e, em um anexo, funcionam a AMA 24 Horas e o Centro de Reabilitação.

Isso, no entanto, é muito pouco perto do que uma estrutura tão grande como a do Sorocabana é capaz de oferecer para a Lapa e para a cidade como um todo. O pontapé inicial para que o bairro volte a ter um complexo hospitalar completo e de qualidade em São Paulo foi dado. Vamos esperar que todo o projeto envolvendo a reconstrução do Sorocabana realmente saia do papel e venha a contemplar, como garante o poder público, os anseios de uma comunidade que, há mais de uma década, espera ter de volta um equipamento de saúde a altura do que o Hospital Sorocabana foi um dia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA