Após a Justiça de São Paulo acolher recurso da Prefeitura, liberando a retomada das obras de construção da Ponte Lapa-Pirituba com as alterações reivindicadas pelos moradores, diversas associações de bairro da região decidiram fazer uma homenagem ao vereador Eliseu Gabriel (PSB). A homenagem aconteceu na quinta-feira, 31, no ateliê Tia Ângela, na City Lapa, com a presença de representantes da AMOCITY (da City Lapa), ASSAMPALBA (Alto da Lapa e Bela Aliança) e AVL (Vila Leopoldina) e SAVA (Vila Anastácio).
Desde que as obras foram suspensas, em abril de 2020, o vereador vinha lutando, junto com a população, para que o poder público municipal incorporasse ao projeto alterações importantes propostas pelos moradores. Entre as melhorias no projeto, estão a inclusão de duas alças de acesso e o não fechamento da antiga passagem de nível, além da realização da obra em uma única etapa.
“Houve trabalho firme e insistente do vereador no sentido de exigir a adequação e as melhorias no projeto da ponte. Se não fosse isso, não teríamos chegado a um consenso”, lembra Jairo Glikson, da Amocity. “Com o projeto antigo não faria sentido a construção da ponte, já que ela não iria aliviar o caos no trânsito da região”, afirma.
Eliseu Gabriel ressaltou que a mobilização e o empenho das associações foram fundamentais para que a SP Obras alterasse o projeto inicial. “A ponte é uma reivindicação de mais de 40 anos da comunidade, mas sem a inclusão das alças
a ligação entre a Lapa e Pirituba continuaria o caos que é hoje e afunilaria ainda mais o trânsito”, diz.