Final de ano é época de falar sobre espírito de solidariedade, de união e cooperação. E mesmo hoje, em um mundo cada vez mais egoísta e centrado nas relações virtuais, é importante ressaltar o valor das relações humanas, do olho no olho, das mãos juntas. Mais do que nunca, esses valores devem ser incentivados e reforçados constantemente, para o bem e a preservação da própria humanidade. O mundo mudou, sim. Mas as relações pessoais não podem se perder. É preciso lutar, dia a dia, para preservá-las, fazendo com que elas permaneçam apesar do avanço da tecnologia e do empoderamento do materialismo.
Como jornalista, eu acredito na força das relações humanas e foi com essa crença e na certeza de poder contribuir para aproximar pessoas – pelo menos aqui em nossa região – que assumi, há um ano, a edição do Jornal da Gente. Com mais de duas décadas de vida, o nosso JG é o mais tradicional e único veículo de comunicação impresso voltado para informar e debater assuntos relacionados aos bairros da Lapa, Leopoldina, Jaguaré, Perdizes e Pompeia. E nessa missão tivemos, ao longo de 2023, diversas oportunidades de relatar, em nossas reportagens, exemplos desse espírito de união e solidariedade que tanto trabalhamos para manter vivo.
Um desses exemplos foi a ação pela reabertura do Hospital Sorocabana. Principal equipamento de saúde da região, e que serve à cidade toda, o Sorocabana finalmente passará por uma reforma completa e, após vários anos fechado, será entregue novamente à população modernizado e ampliado. Para que isso acontecesse, tivemos uma forte mobilização dos lapeanos; contamos com o empenho do Legislativo (representado no esforço de vários vereadores comprometidos com a região, como Paulo Frange) ao aprovar o projeto de reforma com as sugestões da comunidade; e, por fim, tivemos a atuação marcante do prefeito Ricardo Nunes, responsável por dar aval ao projeto.
Esse espírito de comprometimento e união, mais uma vez, se deu na condução – mesmo de demorada – do PIU Leopoldina, que saiu graças ao empenho da comunidade, de entidades como a Associação Viva Leopoldina, da iniciativa privada e do poder público municipal. Na área de infraestrutura, um dos projetos para melhorar o trânsito na região, a Ponte Pirituba-Lapa, foi modificado e melhorado, com a inclusão de alças de acesso às Marginais, devido à união de esforços de várias associações de bairro – AMOCITY (da City Lapa), ASSAMPALBA (Alto da Lapa e Bela Aliança) e AVL (Vila Leopoldina) e SAVA (Vila Anastácio) – e ao empenho do vereador Eliseu Gabriel.
Portanto, nos resta desejar que esse esforço comum em prol da comunidade, obtido com a realização de vários encontros e debates presenciais – se repita em 2024. A todos, então, Boas Festas e um Ano Novo repleto de realizações e de muito trabalho conjunto!