Podemos mudar o mundo

0
80

Alexandra Swerts, Conselheira do CADES Regional Lapa

 

O coletivo da Praça Nova Lapa montou uma leira de compostagem. A realização se deu no encontro da vizinhança, sua aplicação nos estudos e trocas entre as composteiras comunitárias que já pululam nos locais públicos na cidade.

O primeiro passo é separar os resíduos orgânicos direto na fonte geradora; sua própria casa. Levá-lo uma vez por semana à praça, juntamente com folhas e material seco (podas de jardim ou da própria praça). Medida e pesada, a contribuição é colocada em camadas, como em uma lasanha. Quando pronto, pode alimentar a horta ou vasos de flores.

O método é muito parecido com o minhocário nas residências, ou com um pátio de compostagem das feiras livres da cidade em grande escala. Todos transformam as matérias orgânica e seca, repletas de agentes decompositores, em um composto nutritivo que voltará ao solo.

É você quem escolhe mudar o destino dos resíduos da sua casa. Escolhe compostar com os seus vizinhos na praça. Inevitável será, essa comunidade se fortalecer e escolher, unida, ter uma compostagem que atenda toda a cidade. Ai sim, com certeza, a transição para sustentabilidade da vida na terra será com #nem1diasemcompostagem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA