Metade do amplo terreno na Rua Pio XI, 1.100, no Alto da Lapa, pertencente à Ordem dos Salesianos e que abriga o Seminário Teológico Pio XI, foi vendida para a construtora Tegra. A informação foi confirmada ao JG pela administração do seminário.
A parte vendida para a incorporadora compreende, segundo explica a administração, a área aberta de jardim. O prédio do seminário continua pertencendo aos Salesianos. Sendo assim, de acordo com a Ordem, o seminário não deverá sair do terreno – pelo menos no curto prazo – e as atividades de formação religiosa do instituto continuarão acontecendo no local.
O terreno em questão, ainda hoje com significativa área verde ao redor, foi adquirido pelos Salesianos em 1937, como parte de uma bela chácara na então Rua Cole Latino. Em 2008, houve rumores, desmentidos pela Ordem, de que o local seria vendido para a construção de edifícios, o que comprova o interesse da especulação imobiliária pelo terreno.
Ouvida pela reportagem do JG, a construtora Tegra confirma a compra de parte do terreno dos Salesianos. Mas, de acordo com a assessoria da empresa, ainda não há projeto de empreendimento imobiliário previsto para o local.