Alexandra Swerts, conselheira do CADES Lapa e membro de comitês de usuários de praças
A Lapa é uma referência nas ações comunitárias de ocupação das praças e áreas públicas livres. Foi aqui que se deu a grande mobilização para a criação da Lei 16.212/2015, que dispõe sobre gestão participativa das praças do município, alimentada por diversos movimentos para que esses espaços cumpram sua função ambiental e sejam locais do encontro.
Se hoje a Sub Lapa tem 24 Comitês de Usuários de Praças registrados, isso é resultado desse trabalho de base realizado a partir de diálogos temáticos, com ampla participação social e registrado pelos grupos de trabalho do Conselho Regional de Meio Ambiente (CADES).
Falo de uma comunidade ativa, que transforma um espaço público, com sua presença, olhar e ações. Um ativismo que apoia e orienta o poder público na sua função de zeladoria. O CADES Lapa e os Comitês das Praças, devem ser referência para as empresas que usam o instrumento público da adoção, qualificando os espaços sem desprezar a participação social. Esse foi o espírito do 2º encontro dos Comitês de Praças da Lapa.
Uma boa praça é aquela que espanta o grande vazio da monotomia e se enche de gente.