Usuários reclamam de serviço da nova UPA Lapa

0
56

Demora no atendimento de triagem, falta de especialistas e qualidade ruim do atendimento por parte dos médicos são algumas das reclamações dos usuários da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa, inaugurada em janeiro.

Na última reunião do Conselho Gestor da unidade, realizada no início de abril, várias denúncias envolvendo esse tipo de problema foram discutidas pelos conselheiros, que estão trabalhando na apuração mais detalhada dos casos.

Uma das denúncias foi encaminhada pela diarista Maria Lúcia da Silva. Em início de gravidez, ela procurou a UPA Lapa devido a um sangramento. Lá, não pôde passar por por um especialista, pois a unidade não tinha ginecologista. Maria Lúcia também não conseguiu fazer um ultrassom, já que o hospital estava sem esse tipo de aparelho. Nervosa e sem conseguir ser atendida, a diarista teve que ir até o Hospital Maternidade Jardim Sarah, no Rio Pequeno, onde, finalmente, conseguiu ser socorrida.

Já os relatos de demora excessiva no atendimento – mais de oito horas de espera – são comuns, gerando, em alguns casos, tumulto envolvendo funcionários e pacientes Os usuários também reclamam da falta de respeito por parte de alguns médicos e funcionários da administração, como no caso de uma senhora que ouviu de uma médica: “Seu problema é que você é gorda. Faz uma bariátrica”. Há, ainda, denúncia de um paciente medicado com remédio para dor de estômago, mas que, no dia seguinte, foi diagnosticado com dengue.

Procurada pelo Jornal da Gente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, informou que “a unidade conta com coordenação médica e profissionais administrativos disponíveis para acolher os usuários e esclarecer dúvidas sobre o atendimento. Além disso, a nota enviada pela secretaria destaque que “a UPA promove espaços de diálogo e realiza reuniões que envolvem a comunidade, visando à contínua melhoria dos serviços”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA