Um antigo projeto do ativismo verde da Leopoldina, cruzando praças da região, volta a ser tema de diálogo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Trata-se da proposta local Caminho Seguro das Crianças, que encontra respaldo no Programa Rota Escolar Segura da CET. “Já faz tempo que elaboramos o Caminho Seguro, acompanhando as dificuldades que crianças e pais encontram no caminho entre a residência e a escola e entre residência e Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explica Alexandra Swerts, conselheira do Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa e membro do Comitê de Usuários da Praça Nova Lapa, nas imediações da UBS Parque Lapa.
A ideia de uma rota especialmente modelada para tornar mais seguro o ir e vir desse público-alvo foi reapresentada à CET, recentemente. “Estamos falando de um trajeto entre a UBS Parque da Lapa até as comunidades Ceasa, passando por escolas e praças”, conta Alexandra. “Nosso objetivo é que a CET volte a avaliar a proposta, que contempla uma série de melhorias em semáforo, faixas de travessia, acessibilidade plena, bolsões para embarque e desembarque das peruas escolares, já que a ideia foi cogitada antes da pandemia”, acrescenta a conselheira.
Entre a UBS Parque da Lapa e as comunidades Ceasa, estão localizados duas escolas e um Centro da Criança e Adolescente, unidades com muito movimento de pais e alunos. “Vamos estudar as alternativas, como, por exemplo, realizar as intervenções em etapas”, afirma Telma Micheletto do setor de Segurança Viária da CET, durante nova visita à Vila Leopoldina.