Carlos Alexandre de Oliveira é Diretor de Relações de Governo da Associação Viva Leopoldina (AVL)
É difícil escrever sobre a partida do amigo e companheiro de associação Umberto. Ele foi um pilar da Vila Leopoldina, dedicando 11 anos ao desenvolvimento comunitário, com contribuições em diversas áreas como: segurança pública, urbanismo, meio ambiente e saúde, onde o bairro se converteu em um polo moderno com escolas e empresas.
Crucial na segurança e urbanismo, participou de operações de zeladoria e implementou convênios de monitoramento de segurança. Sua atuação pavimentou terreno para a chegada de sacolão, escola internacional e restaurantes.
Seu trabalho conciliador foi vital em um bairro dividido entre tradição e modernidade. Projetos como a Ponte Lapa-Pirituba e o PIU Leopoldina, são exemplos de resultados diplomáticos e conciliadores entre atores antagônicos.
Umberto lutava por obras anti-alagamento, modernização da CEAGESP, criação do Ecoponto no Viaduto Mofarrej, e reabertura do Parque Orlando Villas Bôas. Recentemente, empenhou-se na questão da contaminação da área da CMTC e na preservação do Bosque dos Salesianos. Como Presidente da Associação Viva Leopoldina e membro de conselhos municipais, sua atuação foi notável.
A perda de Umberto deixa um vazio em todos. Sua dedicação continuará a inspirar muitos. Vá em paz, Umberto, você fará falta!