Em reunião única, o Conselho Participativo Municipal (CPM) – Lapa elegeu e empossou a nova equipe de coordenação, eleita para o segundo semestre deste ano. Mônica Lopes, que represente o Distrito Lapa, disputou a vaga de coordenadora com Paulo Maluf, do Jaguaré, vencendo por 14 votos a 12. Berel Hofjud, da Vila Jaguara, assumiu como secretário geral e Daniel Beltrão, da Leopoldina, que coordenou o CPM Lapa entre janeiro e julho, agora é secretário adjunto.
O CPM atua como um canal de participação social, permitindo que os cidadãos se envolvam nas decisões e ações que afetam suas comunidades, tendo como principais atribuições articular as demandas da sociedade civil com o poder público, através da Coordenadoria de Participação Social da Casa Civil; acompanhar a execução orçamentária, os indicadores de desempenho e o Programa de Metas no âmbito de seu território; e colaborar no planejamento e na avaliação das políticas públicas.
Ao tomar posse, Mônica ressaltou a importância de o CPM trabalhar pautas envolvendo a Jaguara, com especial atenção à situação da área no entorno do córrego Cintra, onde os moradores enfrentam problemas de alagamentos; e a questão da moradia social para encontrar uma saída digna para quem hoje mora nas comunidades da Fazendinha e do Areião. A nova coordenadora citou, ainda, a preocupação com a questão do atendimento nos equipamentos de saúde pública, com a mudança nos contratos e demissões de médicos, que afetará a população de forma geral no território.
“Este conselho deve ficar sempre atento e cumprir com competência seu papel fiscalizador e de cobrança junto à Subprefeitura Lapa, para garantir o cumprimento das promessas feitas pelo poder público do território à população”, afirmou Mônica. “Este conselho não trabalha para a subprefeitura ou para o subprefeito, mas para a população, que votou para eleger os conselheiros”, lembrou ela, reforçando que sua gestão vai priorizar, sempre, a transparência e a boa comunicação.