Contra fatos, não há fakes

0
35

Diante do grito de alerta da população da Leopoldina denunciando os casos de furtos e roubos de joias na região, é preocupante a reação do Conseg à reportagem publicada na edição passada do JG, que enfatiza a mobilização dos moradores na disseminação de informações envolvendo o aumento da criminalidade e demonstra, com números oficiais, o crescimento em mais de 20% da onda de assaltos na área, no comparativo do primeiro semestre deste ano com igual período do ano passado. Apesar desses dados, que atestam a sensação de insegurança demonstrada pelos moradores, a diretoria do Conseg reproduziu o texto da reportagem em suas redes sociais com uma tarja indicando: “Isto é fake!”, claramente questionando a veracidade das informações publicadas.

Vale ressaltar que o conceito de fake news envolve a publicação de notícias mentirosas, que não se baseiam em números ou depoimentos, mas distorcem a informação para proveito de quem a dissemina – o que não é o caso deste jornal, que não tem qualquer interesse em divulgar notícias negativas ou espalhar o medo em nossa região.

Nossa preocupação, sempre, é ouvir os dois lados da notícia, o que fizemos ao reproduzir, na mesma matéria, os dados divulgados pelo Conseg na reunião extraordinária realizada por sua diretoria com o comando do 4º Batalhão, na segunda-feira, 25/8, dando conta de que já houve uma redução de 12% nos registros de ocorrências, graças ao aumento das abordagens policiais.

Como responsáveis por um órgão cujo objetivo maior é filtrar as demandas envolvendo a segurança pública, encaminhando-as à polícia e dando uma devolutiva aos moradores, os diretores do Conseg Leopoldina, com certeza, estão atentos às preocupações dos moradores e se esforçam para ajudar a reduzir a onda de violência vivida hoje na região. Mas daí a contestar o que os números oficiais expõem é prestar um desserviço, passando uma falsa sensação de segurança à população ao invés de expor a realidade.

O JG sempre reconheceu a importância do serviço prestado pelos conselhos de segurança da região, divulgando, continuamente, o trabalho realizado por eles. Ao longo dos mais de 20 anos prestando serviços e informando a população da Lapa, nosso jornal orgulha-se de ter estabelecido uma relação estreita com os órgãos responsáveis pela segurança pública na área da Subprefeitura Lapa, pois sabemos o peso que o tema da violência tem no dia a dia dos moradores.

Mas, como ressaltamos no editorial da última semana, o momento agora exige uma postura firme, de união de esforços no sentido de reduzir a onda de criminalidade. E, para tanto, seremos enfáticos em cobrar de todos os órgãos envolvidos ações contundentes e reafirmamos nosso compromisso de divulgar informações claras e verdadeiras.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA