PUBLIEDITORIAL – SEGURANÇA E URBANISMO: QUAL O FUTURO DO TERRENO DA CMTC NA IMPERATRIZ LEOPOLDINA?

0
39

O futuro do terreno da antiga garagem da CMTC, na Vila Leopoldina segue em pauta, envolvendo questões urbanísticas, ambientais e de segurança pública. Após o desafio do PIU Leopoldina, que previa a realocação das comunidades da Linha e do Nove para 1/3 do terreno da CMTC, em atuação decisiva da AVL, associações locais (AVL e Moradores do CEASA), Observatório Leopoldina e Votorantim articularam um acordo que culminou na aprovação da Lei nº 17.968/2023, garantindo moradias dignas nas proximidades do terreno da Votorantim.

Enquanto isso, a Prefeitura lançou edital para construção de conjuntos habitacionais em 2/3 do terreno, tendo o Consórcio Uno vencedor à frente. Contudo, a descontaminação do solo se tornou urgente. A Associação Viva Leopoldina (AVL) fiscaliza o processo, já que a área sofre com resíduos de petróleo e tanques subterrâneos de diesel, legado do uso anterior. Tentativas anteriores de recuperação foram insuficientes e, em janeiro, denúncias ambientais levaram à apreensão de maquinários e à atuação da Polícia Civil.

A AVL protocolou ações civis públicas contra a COHAB e a CETESB para garantir a descontaminação e impedir o andamento das obras sem a devida segurança ambiental.

Ao mesmo tempo, defende que o 1/3 restante do terreno seja destinado à instalação de um quartel do Corpo de Bombeiros e de uma base do BAEP (PM), potencializando a segurança em uma região em franco crescimento (na imagem, visita ao subprefeito da Lapa, Cel Telhada, onde debatemos este tema). Também luta pela qualificação das edificações nos 2/3 restantes, compatível ao crescimento urbanístico da região e à infraestrutura existente.

O movimento já soma apoio de cerca de mil moradores, expressos em um abaixo-assinado disponível pelo link: https://l1nq.com/avlbombeirosvilaleopoldina.

A mobilização evidencia que o destino do terreno é essencial não apenas para habitação, mas principalmente para o bem-estar e a segurança de toda a comunidade.

 

Cláudio Del Rio é Presidente da AVL e Carlos Alexandre de Oliveira Diretor de Relações de Governo

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA