Nossa Barra Funda é cool

0
32

Se te perguntassem qual o bairro “mais descolado” de São Paulo, muito provavelmente sua resposta seria a Vila Madalena. E a minha também. Mas saiba que nós estamos errados – ou, no mínimo, desatualizados. Entre todos os bairros não apenas da capital paulista, mas de todo Brasil, a Madalena foi desbancada pela nossa Barra Funda, bairro que está na área da Subprefeitura Lapa.

É isso mesmo! E quem afirma é, nada mais, nada menos, do que um respeitado guia publicado pela revista britânica Time Out, que destacou o bairro como o terceiro “mais cool” do mundo, em um ranking que elenca 39 bairros nos mais diversos países. Segundo o guia, quando falamos de regiões descoladas ao redor do mundo, a Barra Funda perde apenas para Jimbōchō, em Tóquio, que lidera a lista, e para Borgerhout, na Antuérpia. Outro bairro que consta do ranking, bem mais para o final da lista, é Botafogo, considerado o bairro boêmio do Rio de Janeiro, que ocupou modesta 29ª colocação.

E o que é que a Barra Funda tem que chamou tanto a atenção dos especialistas – correspondentes da revista Time Out em todo o mundo – que elaboraram esse levantamento? A explicação está no fato de a região, ainda hoje, conservar suas características de bairro operário, mas, ao mesmo tempo, se consolidar como um destino imperdível para quem busca diversidade cultural e boas experiências gastronômicas. A própria revista descreve o principal parâmetro para entrar no guia: “os bairros mais descolados do mundo são lugares que representam a alma das nossas cidades, mantendo seu próprio caráter local único que atrai pessoas para morar, trabalhar e se divertir”, explica a Time Out.

Puxando pela memória histórica, as origens da Barra Funda remontam ao século XIX, início da industrialização paulistana, quando a região despontou com a construção da estrada de ferro que servia as empresas localizadas ali. Ao fim dos anos 1890, Barra Funda se tornou um polo operário e atraiu muitos imigrantes italianos, bem como pessoas negras alforriadas. Esse perfil industrial se manteve até o fim do século 20, quando as fábricas fecharam as portas e a região começou a se transformar no que conhecemos hoje.

Hoje, muitos desses armazéns e casas se transformaram em restaurantes, bares e espaços de arte e cultura. Sem perder o charme de outrora, a Barra Funda se destaca pela vida noturna agitada. À noite, a região se transforma em palco para festas e exposições concorridas. Como pontos de lazer e cultura, o site da Time Out destaca o Minhocão, atualmente bastante procurado para caminhadas e passeios de bicicleta, e Memorial da América Latina.

E se você ainda não desfrutou de todos esses atrativos, não perca! Dê uma de “descolado” e vá descobrir também por que a Barra Funda é cool!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA