Prefeitura e Loga ampliam coleta mecanizada na região Oeste da capital

0
33

A Subprefeitura Lapa passará a contar com a coleta mecanizada de lixo domiciliar, com a implementação, pela concessionária Loga, responsável pela coleta de resíduos domiciliares e de saúde na região Noroeste da cidade, em parceria com a Prefeitura, de mais de 900 containeres em pontos estratégicos da área, até outubro de 2026. “Essa iniciativa representa um passo importante no compromisso que a cidade de São Paulo tem em realizar ações concretas na proteção ambiental”, enfatizou o prefeito.

Na quinta-feira, 6, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) participou de evento para entrega simbólica dos equipamentos, realizado na Praça John Lennon, no Alto da Lapa.

A tecnologia, inovadora, é um modelo de coleta de resíduos urbanos mais eficiente e moderno, que consiste na instalação de contêineres em pontos estratégicos, definidos de acordo com o volume de resíduo gerado em cada via. Além de otimizar a logística, a iniciativa proporciona benefícios diretos aos munícipes, oferecendo mais qualidade de vida e bem-estar, pois amplia a higiene, segurança e agilidade no processo de destinação correta dos resíduos.

O serviço utiliza caminhões especialmente projetados para o recolhimento lateral, e cada operação leva em torno de 50 segundos. Devido à sua eficiência e às tecnologias embarcadas nos veículos, o processo é rápido, e todo o resíduo fica seguro e abrigado de intempéries. Descartado pelo próprio morador, a qualquer hora, fica armazenado até a passagem do próximo caminhão de coleta, permitindo às pessoas escolherem o melhor momento do descarte.

Com a expansão da coleta mecanizada, que chegará a dois mil pontos instalados até dezembro de 2025, a Loga está substituindo sua frota, com caminhões mais modernos movidos a gás. Serão 24 veículos, incluindo seis de coleta, três higienizadores de contêineres e dois adicionais, sendo um para instalação dos equipamentos e um roll on roll off para a coleta mecanizada de comunidades.

Os veículos com sistema de higienização embarcados, ultramodernos, possuem espécie de “lavajacto” interno, que não suja a via e realiza a limpeza dos equipamentos no bairro. Os jets internos fazem movimentos circulares e todo o líquido da higienização fica armazenado até o descarte correto. Essa limpeza dos contêineres é automatizada e dura menos de um minuto. É realizada com água quente e detergente biodegradável, no próprio local onde está instalado o equipamento, o que garante que o espaço urbano permaneça limpo e organizado. A ampliação do sistema reforça o compromisso da Loga e da Prefeitura com a sustentabilidade e a inovação na gestão de resíduos sólidos da cidade de São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA