São Paulo e a COP-30

0
27

Gilberto Natalini, médico, ambientalista, ex-vereador e ex-secretário municipal do Clima

 

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, publicou o Decreto nº. 64066 de 14/02/2025, que cria a Comissão Construindo Uma Cidade Sustentável para tratar da Sustentabilidade e da COP-30 na Cidade. Daí decorreu a publicação da Portaria nº. 68 de 19/02/2025, assinada pela Secretário José Renato Nalini de SECLIMA, normatizando o Decreto e nomeando as pessoas que compõe a Comissão. São quatro secretários (Seclima, Governo, Verde e Meio Ambiente e Relações Internacionais) e dois membros: um da sociedade civil e um da Academia.

A COP-30, que acontece agora no Brasil, em Belém do Pará, tem uma importância estratégica nas proposições e ações frente às Mudanças Climáticas do Aquecimento Global. São Paulo é a maior cidade do Brasil e a 5ª maior do mundo. Dessa forma, a voz e a conduta de São Paulo na COP-30 são muito importante.

São Paulo é pioneira na criação de um Plano do Clima (PlanClima), na criação de uma Secretaria Executiva do Clima (Seclima) e na aprovação (em 2009) da Lei Municipal de Mudanças Climáticas. Porém, pelo gigantismo da cidade, pelo histórico de crescimento desplanejado, pela imensa desigualdade social de sua população e pelo permissivo e descontrolado uso do solo por seu plano diretor, São Paulo também tem grandes problemas urbanísticos, sociais, ambientais e climáticos.

A criação dessa Comissão Construindo uma Cidade Sustentável é uma importante oportunidade de debate e ação de toda a cidade, frente aos desafios climáticos que serão abordados na COP-30.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA