Quem mora em nossa região tem o privilégio de contar com um dos melhores espaços verdes da cidade, o Parque Villa-Lobos, bem próximo de casa. E entre os pontos de destaque do parque sempre esteve o Orquidário Ruth Cardoso, cuja proposta é proporcionar aos amantes das plantas momentos de contemplação e estudo principalmente sobre as orquídeas, uma das espécies que mais fascinam os brasileiros.
Durante 10 anos, no entanto, o espaço ficou fechado, passando, nos últimos quatro anos, por uma reforma completa que recuperou seu belo design original, criado pelo famoso arquiteto Décio Tozzi, e tornou o orquidário mais acessível e educativo.
Essa iniciativa, é preciso reconhecer, é um dos pontos positivos da controversa gestão da concessionária Reserva Parques, que assumiu a administração do Villa-Lobos em 2022 e é atacada por muitos usuários por transformar o espaço em um local mais voltado a permitir o ganho financeiro de algumas empresas do que a garantir o lazer democrático aos frequentadores, chegando a legalizar a cobrança pelo uso de parte da área verde para a realização de eventos.
A Reserva Parques foi a responsável por elaborar um plano de requalificação para a reabertura do orquidário, que, finalmente, voltou a funcionar agora, maravilhando seus expectadores ao oferecer um espaço renovado e com novas possibilidades de uso. E, o que é melhor, que pode ser visitado gratuitamente.
Ao adentrar o orquidário, os visitantes encontram uma coleção impressionante de 27 espécies de orquídeas. Entre elas, estão espécies nativas, exóticas e híbridos ornamentais. É possível ver plantas emblemáticas do Brasil, como a Cattleya labiata, conhecida como a “rainha das orquídeas”, além de orquídeas provenientes de regiões como a Ásia e a América Central. Diversas explicações visuais estão dispostas ao longo do espaço, detalhando não apenas as características das plantas, mas também a importância da conservação dos biomas, como a Mata Atlântica. Além das orquídeas, há espécies de plantas nativas, entre elas o Pau-Brasil, a Bromélia-Imperial e a Samambaia-Estaca.
Com seu formato único que lembra uma oca envidraçada destacando=se na paisagem do Parque Villa-Lobos, o Orquidário Ruth Cardoso deve ser visto como um santuário, um local, tão raro em uma cidade como São Paulo no qual uma parte, ainda que pequena, de nossa flora perpetua preservada.
Por isso nós, que moramos tão próximo a esse belo santuário, devemos lutar para que ele se mantenha assim: bem preservado e repleto de atividades que tornem possível ao público não só conferir a beleza das flores e plantas, mas também aprender como bem guardá-las para que possam ser apreciadas pelas gerações futuras.































