Análise de área do parque será concluída em outubro

0
767

Foto:

Parque Orlando Villas Bôas permanece fechado até que o solo seja analisado

Se depender da análise de solo contratada pela Sabesp, a reabertura dos portões do Parque Municipal Orlando Villas Bôas, fechado pela Justiça, vai demorar. A companhia lembra que a área onde está localizado o Parque era utilizada como área esportiva e de lazer. 

A área foi decretada como sendo de utilidade pública e cedida à Prefeitura, em janeiro de 2011, para implantação do parque. Segundo a Sabesp, em seu decreto de criação (nº 52.083/11), o artigo 3º impõe ao Departamento de Parques e Áreas Verdes, da Prefeitura de São Paulo, a elaboração de um plano de manejo, incluindo o diagnóstico ambiental e a execução de programas de ação no referido parque. Atendendo a uma solicitação da Cetesb, a Sabesp informa que tomou as providências para a realização de avaliação ambiental da área, mediante processo de licitação e contratação, no início deste ano, de uma empresa especializada. A análise deve ser concluída até outubro de 2015.

O parque foi fechado (em 9 de março) por determinação de uma liminar da Justiça à pedido do Ministério Público Estadual. Segundo o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Rodrigo Meirelles, o juiz decidiu fechar pela falta de informações da Sabesp (dona do terreno) sobre a análise ambiental. O parque fica ao lado da área onde ficam os tanques desativados que eram usados para tratamento químico de esgoto. De acordo com o promotor, seu antecessor (Dr. Lutti) pediu o fechamento porque durante a implantação algumas pessoas, que tiveram contato com o solo, passaram mal. A Secretaria Municipal do Verde e Meio ambiente informou que vai recorrer da liminar que pediu o fechamento do parque. O órgão foi questionado sobre o recurso, mas até o fechamento da edição, não retornou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA