A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo acaba de publicar o seu relatório anual, dando detalhes das queixas da população no que diz respeito aos serviços prestados pela Prefeitura. Na região da Subprefeitura da Lapa, as três principais demandas filtradas pela equipe coordenada pela ouvidora geral, Maria Lumena Sampaio (moradora da Lapa de Baixo) foram: jardinagem (capinação, poda e remoção de árvores), com 99 protocolos (contra 140 em 2010); limpeza pública/lixo com 19 reclamações (28 em 2010) e qualidade no atendimento, 17 queixas.
O munícipe pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória juntos aos órgãos municipais (num prazo superior 90 dias), sentir-se mal-atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos. O órgão atende pelo telefone 0800-175717 das 9h às 17h; por fax (3334-7132);. pessoalmente, das 9h às 17h, na Avenida São João, 473, 16º andar,; ou por carta no mesmo endereço (CEP 01035-000).