No sábado, 20, o Empório Sagarana (rua Marco Aurélio) foi invadido por bandidos que limparam o caixa e roubaram dinheiro e objetos dos clientes. Em abril, o Sagarana já havia registrado Boletim de Ocorrência, apontando a mesma modalidade de crime. Outra casa nas proximidades, Espeto Bebeto, também foi vítima de roubo ao caixa e a clientes.
Segundo o coronel Armando Reis é muito prematuro falar em onda arrastões semelhante àquela ocorrida, recentemente, em Pinheiros e na Vila Madalena. “A Polícia Militar está atenta e verificando o perfil das ocorrências (furto e roubo) a estabelecimentos comerciais na região. Mas o quadro aqui está longe se ser o de arrastões sistemáticos”, assegura Reis. De acordo com o coronel, não existem dados que permitam dizer que os roubos registrados são frutos da imigração de quadrilhas daqueles bairros para a Vila Romana.
Índices de furtos
No mês de julho a região do 7º Distrito Policial (Distrito Lapa), com 96 furtos de veículos, deixou de ser a campeã em furtos de veículos na cidade, dando lugar à área do 16º DP (Vila Clementino) onde a polícia contabilizou 107 registros. A intensificação do policiamento preventivo e investigativo tiveram impacto direto na diminuição do número de ocorrências deste tipo. Em maio eram 158 e em junho 130.
Como o cobertor da segurança pública é curto, a região do 91º DP ( Distrito da Vila Leopoldina) viu aumentar o número de veículos que sumiram das ruas. Em maio foram registrados 67 casos, no mês seguinte 59 e em julho 76. Roubo de veículos nesta área também subiu de 18 ocorrências em junho para 24 em julho. Na região do 23º DP (Distrito de Perdizes) 105 veículos foram furtados e outros 59 roubados. Em julho esses números foram respectivamente 121 e 49. “Ao mesmo tempo em que enviamos oficio à GCM agradecendo as câmeras de segurança que serão colocadas na Lapa e Leopoldina, pedimos a ela atenção para a divisa Romana-Pompeia”, afirma o diretor de Relações Institucionais do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs Lapa), Marco Aurélio Escudeiro.