Numa tranquila rua da City Lapa, a Thomé de Souza, mais exatamente no número 997, os paulistanos, em particular os lapeanos, têm à disposição um equipamento cultural de primeira linha: o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, inaugurado em 1982.
A expressão “primeira linha” não é mera retórica, mas sim um fato concreto, pois a programação oferecida pelo Centro, bem como o acervo de sua biblioteca (mais de 10 mil volumes de Filosofia, Direito, Física, Sociologia, Matemática e Economia) primam pela qualidade. Na tarde do sábado, 21, por exemplo, o trio de sopros Spalla (clarinete, flauta e clarone) abriu a série “Aúthos em Pauta” executando obras de Mozart, Hayden, Bizet, Camargo Guarnieri, Tom Jobim, entre outros renomados compositores nacionais e internacionais. A performance musical (acesso gratuito), num formato pocket show, permitiu a interação dos músicos com a plateia, formada por gente de todas as idades, inclusive crianças, que aplaudiram as obras apresentadas e demonstraram interesse e curiosidade sobre os instrumentos e o trabalho dos artistas. “Mensalmente traremos uma atração nesse formato”, afirma a diretora Suely da Costa Elias. “Em junho apresentaremos a Banda Salada Urbana e na sequência (julho) vamos promover apresentação de chorinho.
Outra série do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é “Conversa com Verso”, um bate-papo com artistas. No ano passado, num evento bastante concorrido, Conversa com Verso” trouxe à Lapa o compositor Paulo Vanzolini, autor da célebre canção Ronda.
A instituição é administrada pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, que também coordena a programação dos eventos.
A residência e acervo que pertenceram ao intelectual Aúthos Pagano estão sob a guarda da Secretaria Estadual de Cultura.