Fórum retoma debate sobre|Braços Abertos

0
1926

Foto:

Sandra Faé (Trabalho), Alexandre Nemes (Saúde) e subprefeito Queija na reunião

A reunião do Fórum Social da Vila Leopoldina, que discute a questão dos moradores de rua da região, teve a participação da secretária adjunta de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Sandra Faé, do coordenador de Saúde Oeste, Alexandre Nemes Filho, do subprefeito da Lapa José Antonio Varela Queija e seu chefe de gabinete Marcelo Frisoni, na noite de terça-feira, 20, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

O fórum discute uma extensão do programa intersecretarial De Braços Abertos, implantado há um ano na Luz, para o bairro que tem concentração de moradores de rua – usuários de crack e outras drogas. O coordenador de Saúde explicou que o projeto de extensão para Leopoldina está nas mãos do secretário de Saúde. “Fizemos uma proposta de intervenção (em dezembro de 2014)”. O documento teve a contribuição do Fórum Social.  

O Braços Abertos é uma proposta de enfrentamento à questão da drogadição que integra políticas públicas de várias secretarias (Saúde, Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos).

Sandra Faé explicou que o Programa Operação Trabalho (POT) é um instrumento do Braços Abertos que oferece bolsa auxílio, alimentação e uma vaga em hotel. “O POT é importante porque tem uma atividade laboral (bolsa por R$ 15/dia de trabalho)”, disse Sandra. 

Segundo dados da Prefeitura, o programa completa um ano este mês na Luz com redução no “fluxo” de usuários de drogas em 80% e queda da criminalidade na região. 

De acordo com a Prefeitura, o programa tem 453 beneficiários e mais de 54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos, além de 599 atendimentos odontológicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA