“Mais audiências, mais audiências.” Nesta quarta-feira, a população que lotou o auditório na 1ª audiência pública sobre a revisão da Lei de Zoneamento da cidade se levantou das cadeiras e pediu, em coro, mais tempo para discutir o tema. Para os moradores, o debate precisa ser feito em cada um dos bairros. Diante do apelo, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano acabou consentindo em realizar audiências públicas nas 32 subprefeituras do município.
A população tem toda razão em querer levar a discussão do zoneamento para os bairros. Afinal, quem será afetada pelas mudanças é a comunidade local. E é ela quem melhor conhece os problemas da região e pode apontar as melhores soluções. Esta reivindicação só reforça a necessidade da Prefeitura priorizar os Planos de Bairro. Numa cidade gigantesca como São Paulo – e com tantos e tão variados problemas – somente o planejamento local pode trazer qualidade de vida à população paulistana.
Acertada a decisão do secretário em dar mais tempo para a análise deste assunto. Espero que a Prefeitura cumpra o prometido. Após ouvir a população, a Prefeitura fará um projeto de lei com os artigos e mapas do novo zoneamento e o enviará à Câmara Municipal. No Parlamento, a discussão continua e o projeto ainda poderá sofrer alterações antes da votação final, que deve ocorrer só depois do segundo semestre deste ano.