Faltam obras no combate às enchentes

0
850

Foto:

Região do viaduto da Lapa virou um verdadeiro rio na noite da segunda-feira, 10 de janeiro

Sem nenhum grande projeto de drenagem tendo sido implementado nas últimas décadas na região da Sub Lapa, o resultado da força da natureza é um só e previsível: choveu forte, os bairros da gente não resistem. É o que ocorreu entre os dias 10 e 12 de janeiro: ruas e avenidas submersas; água invadindo residências e estabelecimentos comerciais; motoristas e pedestres ilhados. A reportagem do Jornal da Gente colheu flagrantes na Lapa e na Vila Leopoldina, bairros que, a exemplo da Pompeia, Jaguaré, Lapa de Baixo e City foram invadidos pelas águas de um verão que segue seu curso natural.
O prefeito Gilberto Kassab afirmou que a administração municipal têm feito o máximo para que a cidade esteja preparada para as chuvas, seja com relação aos profissionais envolvidos quanto aos recursos investidos. Segundo ele, 2010 foi o ano no qual mais se investiu em obras de melhorias para evitar transtornos com as enchentes.
Tais melhorias passam longe da região da Sub Lapa, exceto alguns avanços nos serviços de zeladoria básica como limpeza de bocas-de-lobo. Obras de peso como a construção de galerias ou piscinões não existem (Leopoldina, Jaguaré) ou ficam travadas nos gabinetes das secretarias municipais (Pompeia, Lapa). “Prometeram que iriam soltar a licitação (para construção de galerias pluviais) até o final de 2010. Já estamos fechando a primeira quinzena de janeiro e nada foi publicado no Diário Oficial”, protesta Maria Antonietta Lima e Silva, presidente da Associação Amigos de Bairro da Vila Pompeia. O Jornal da Gente procurou saber da Prefeitura qual a previsão para publicação do edital, mas não obteve respostas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA