Das 1276 queixas que chegaram à
 Ouvidoria, 203 dizem respeito a demandas não atendidas pelas
 Subprefeituras Butantã (119) e Lapa (84), que ocupam as duas primeiras
 posições no ranking de volume de solicitações encaminhadas. Se somarmos
 as 63 queixas vindas da Sub Pinheiro, chegaremos a 266 reclamações, o
 equivalente a 20,84% do total de pedidos filtrados pela Ouvidoria.
 No que se refere à Sub Lapa, foram registrados 41 reclamações sobre
 serviços de jardinagem não atendidos; seis em relação a lixo não
 recolhido e seis sobre construções irregulares. “O restante das
 reclamações em relação a serviços da alçada da Subprefeitura da Lapa
 são bastante pulverizados”, explica a chefe de gabinete da Ouvidoria, a
 lapeana Lumena Sampaio.
 Para atender a mais de 4500 protocolos represados, a Sub Lapa conta com
 três equipes contratadas. No espaço de 30 dias, o número máximo de
 serviços executados pode chegar a 720. Ou seja em um ano podem ser
 executadas 8640 podas e/ou remoções. Isso significa que para zerar o
 total acumulado seria necessário que as três equipes trabalhassem
 durante sete meses sem que, nesse período, entrassem novos pedidos.
Alteração do sistema de poda
O coordenador de Finanças da Sub Lapa, Carlos Fernandes, explica que
 está em estudo uma nova modalidade de contratação de equipes. “O
 contrato seria por empreitada. Ou seja, a empresa teria que, num
 determinado período, cobrir a poda e remoção de árvores num certo
 perímetro definido. Assim, a dinâmica de execução melhoraria, pois o
 contrato exige o cumprimento de uma meta específica”, explica
 Fernandes. 
 Dados recentes apontam que uma vistoria da Subprefeitura da Lapa e
 Secretaria do Verde e Meio Ambiente identificou, em área restrita do
 Distrito de Perdizes, cerca de 1200 árvores com necessidade de poda ou
 remoção.
 
  
 


































