Ao apresentar em Audiência Pública no Memorial da América Latina o plano de metas do segundo mandato do prefeito Gilberto Kassab, a subprefeita Soninha Francine bem que poderia ter se preocupado em extrair do documento oficial (batizado de Agenda 2012) os pontos relacionados com a região da cidade que lhe cabe administrar.
Ao optar simplesmente pela leitura pontual da Agenda 2012, sem dar destaque para as obras e projetos previstos para os seis distritos lapeanos (Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguará, Jaguaré, Perdizes e Pompéia), Soninha perdeu a oportunidade de dimensionar para os moradores que compareceram ao evento, o real quadro de investimentos municipais na região.
Se, seguindo o que determina a lei, Kassab é obrigado a apresentar suas metas no âmbito das 31 subprefeituras, seria natural que, ao organizar audiências públicas para cumprir tal objetivo legal, cada subprefeito tivesse a preocupação de exibir um painel temático relativo à subprefeitura em questão, pontuando as metas locais e aprofundando cada uma delas (o que é, onde é, quanto será investido, prazo de execução do projeto etc).
Esta nos parece ser a forma mais democrática de abrir discussões regionais a respeito dos compromissos assumidos pela Prefeitura até 2012. Se assim fosse, ficaria claro para o contribuinte o que o secretariado de Kassab planejou ou deixou de planejar em cada distrito das 31 subprefeituras da cidade.
Em relação à Sub Lapa saberíamos, por exemplo, qual o córrego da Leopoldina (pontuado genericamente na Agenda 2012) seria objeto de projeto de saneamento e quais os parâmetros da obra (custo, prazo de entrega). Soninha, ao ser questionada sobre o que seria tal projeto sequer soube dizer qual córrego havia sido inserido no plano de metas da Prefeitura.
Como a subprefeita Soninha não tem se furtado em dialogar com população a partir de Audiências Públicas – o que, reconheça-se, é digno de elogios – seria importante que ela se preocupasse em organizar, já nas próximas semanas, uma nova rodada de debates em relação à Agenda 2012, justamente para apresentar a moradores e empresários o recorte regional Lapa desse importante documento. Cremos que não lhe faltam competência nem mesmo recursos humanos e técnicos para a elaboração de um painel detalhado sobre o futuro da região nos próximos quatro anos sob a tutela de Gilberto Kassab. Basta apenas se preparar para tanto e marcar data e local do debate com a comunidade.