As comunidades locais, mais uma vez, deram exemplo de união e de amizade comparecendo em peso ao evento promovido pelo Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), no dia 25, domingo, em comemoração aos 455 anos de São Paulo.
O ponto de encontro desta vez foi a esquina da Rua Cincinato Pomponet com Doze de Outubro, onde, no passado, funcionava o Bar Lapa Progride, de propriedade da tradicional família Sbrighi. No início do século XX, as forças de segurança pública daquela época, instalaram na parede externa do bar um telégrafo, usado para acionar a polícia em caso de emergências. A máquina ficava dentro de uma caixa de ferro incrustada na parede e ali permaneceu até 2008, quando o Consabs sugeriu à Polícia Militar que abrisse a caixa para ver se o telégrafo ainda existia. “Policiais vieram até a Lapa e, cuidadosamente, abriram a caixa e encontram o telégrafo que hoje faz parte do acervo do Museu da PM”, conta o presidente do Consabs José Benedito Boneli Morelli.
Para marcar o local do antigo posto telegráfico, o Consabs, aproveitando o aniversário de São Paulo, pediu autorização da família Sbrighi para colocar na parede uma placa comemorativa alusiva ao equipamento, cuja história e uso foram resgatados pelo presidente da Associação Amigos da Lapa de Baixo, Décio Ferreira.
Depois que os Sbrighi concordaram com a iniciativa, o Consabs se encarregou de organizar o evento, no qual homenageou Décio Ferreira – que, depois de um longo período de convalescença, volta ao convívio comunitário – e também a própria cidade, com um singelo Parabéns com bolo oferecido pelo Buffet Moreno´s. “Em momentos difíceis a presença e solidariedade dos amigos nos fazem superar barreiras. Agradeço o apoio e as orações de todos vocês”, disse Décio, ao receber das mãos do superintendente da Associação Comercial de São Paulo, Lys dos Santos, o Troféu Marco da Paz.