Rio Branco realiza Semana da Comunicação

0
1462

Para conhecer melhor o dia-dia de uma profissão e agregar o conhecimento prático ao acadêmico, nada melhor do que conversar com profissionais experientes. Por isso, as Faculdades Integradas Rio Branco realizaram a 8ª Semana da Comunicação, nos dias 12 a 16 de maio, com alguns dos maiores nomes do jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, editoração, marketing e rádio e televisão para debater com os alunos.
Durante os cinco dias, 14 profissionais compartilharam sua vivência prática com os alunos, mostraram o cenário atual do mercado de trabalho e, ainda, debateram o futuro das profissões
Qual o poder da mídia hoje sobre a sociedade? Esse foi o tema da palestra de abertura com a jornalista da Rede Globo, Mariana Godoy, que falou sobre a importância e a influência da televisão na sociedade brasileira, salientando que atribuir a culpa das atrocidades que ocorrem no país, à TV, é uma injustiça, dado que a televisão apenas retrata a realidade dos fatos.
Com uma descontraída apresentação, o jornalista e apresentador da Rede Globo, Chico Pinheiro conseguiu animar os jovens, com vários temas importantes para a prática do jornalismo atual, ressaltando a importância do trabalho de campo, onde o jovem jornalista, ao sair das salas de aula, deve vivenciar o cotidiano da notícia, na busca pelos fatos.
Estiveram presentes, ainda, Zico Góes, Diretor de Programação da MTV, Marcello Alvarenga, Diretor de Marketing do Yahoo, Kamilla Soares e Gisele Oliveira, Editoras de Arte do Estado de São Paulo, Backer Ribeiro Fernandes, especialista em meio ambiente, Fabio Augusto, Supervisor de produção da TV digital do SBT, Galvão França, diretor do SBT, Patrícia Pflaeging, Gerente de Marketing do Google, Aparecida Medeiros, Coordenadora de Comunicação da Avon, Paulo Andreoli, Presidente do MSL Com, Lira Neto e Wagner Willian, jornalistas e escritores, Luiz Américo Castro, Presidente da Ponto F Comunicação e Fernando Paixão, Diretor da Editora Ática.
Paralelamente ao evento, houve exposição dos trabalhos realizados na disciplina de fotografia do primeiro ano do curso de Comunicação Social, arrecadação de alimentos para entidade beneficente e doação de sangue para o Hospital São Camilo. No último dia, os alunos de 2º ano de Comunicação Social fizeram uma exposição em homenagem ao centenário da imigração japonesa.
“O mais importante nesse tipo de evento é a participação e a interação dos alunos, com perguntas de altíssimo nível, enriquecendo os debates e discussões”, diz a Coordenadora dos cursos de Comunicação Maria Ursulina “Suli” de Moura, que ainda ressalta que é fundamental complementar o conhecimento acadêmico com informações que somente os profissionais do mercado possuem, como foi o caso das palestras sobre o futuro da TV Digital e dos provedores Yahoo e Google.
“Com certeza, nosso objetivo de trazer a prática para dentro da Faculdade foi cumprido e com muita qualidade” acrescenta a Coordenadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA