O edital de licitação do projeto para instalação do Mercado de Flores está em fase final de preparação. Desenvolvido pela SP Turismo em parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Flores e Plantas do Estado de São Paulo (Sincomflores), o projeto passa pelos últimos ajustes antes da publicação do edital previsto para os próximos 40 dias.
Segundo o assessor de Projetos Estratégicos da SP Turismo, Luiz Sales, o custo de implantação do projeto é de R$ 19 milhões. “A empresa que vencer vai fazer o investimento e terá direito a explorar o local por 25 anos”, explicou o assessor.
O empreendimento irá funcionar em uma área de 70 mil metros quadrados, pertencente à CPTM, entre as estações Ceasa e Jaguaré-Vila Lobos (Osasco-Jurubatuba), na Marginal Pinheiros.
Sales explica que a CPTM cedeu o espaço mediante locação de R$ 150 mil por mês. “O Mercado além de ser uma nova atração turística para a cidade deverá gerar cerca de 2 mil novos empregos diretos, e mais e 6 mil indiretos”, disse ele.
Expectativa
O projeto, segundo ele, deverá gerar também um volume de negócios entre R$ 100 a R$ 120 milhões/ano. A expectativa é que cerca de dez mil pessoas passem a circular pelo Mercado de Flores, que terá 268 boxes permanentes para vendas a varejo e 120 para o atacado. Haverá ainda estacionamento para 120 caminhões atacadistas em plataforma coberta além de praça de alimentação. “Já recebemos mais de 100 cadastros de interessados no projeto”, conta Sales. A expectativa é que a primeira fase do projeto, seja concluída em maio de 2007.