Lapa difícil de voto

0
1117

A terceira reportagem sobre o engajamento dos Diretórios Zonais da Lapa dos principais partidos brasileiros traz para o centro dos debates o PSDB, presidido localmente por Geraldo Medaglia. Assim como lideranças de outros partidos, Medaglia defende o voto distrital como solução para uma efetiva representatividade da Lapa nas diferentes esferas do Legislativo. “É uma antiga bandeira do PSDB pela qual ainda lutamos”, afirma ele.
Medaglia avalia que, se por um lado, a Lapa não se deixa seduzir por campanhas populistas ou por um voto clientelista, por outro ainda não sugiram candidatos capazes de conquistar um eleitorado, em grande parte de classe média. “Falta chegar alguém que cative a população local com propostas articuladas, que abracem o bairro de um maneira ampla”, comenta o dirigente tucano.
Geraldo Medaglia aponta mais uma questão que, segundo ele, explica o difícil relacionamento do lapeano com o mundo político. “As pessoas desse bairro se fecharam em feudos (comerciantes, ferroviários, mundo esportivo etc.), que olham apenas os interesses de grupos e não para o todo”.
Nesse início de campanha eleitoral, o PSDB da Lapa já recebeu oito candidatos ao Legislativo (Estadual e Federal). De acordo com Medaglia, a eles foram apresentadas algumas das demandas locais. “Embora não sejam do bairro ou tenham raízes na região, apresentamos a cada um deles questões importantes como o Poupatempo Lapa, a revisão do Plano Diretor, o impasse na construção de um parque no lugar da antiga usina de compostagem e projetos na área do transporte público, em particular o metrô”.
Com relação aos custos de uma campanha eleitoral em eleições proporcionais, o dirigente do PSDB concorda que ainda eles são altos, apesar das limitações impostas pela legislação. “Mas uma coisa ficou evidente. Com todas as restrições na propaganda dos candidatos, quem quiser ganhar o voto do eleitor tem de apostar no contato direto com a população. Quem não gastar sola de sapato não alcançará o seu objetivo”, pondera Medaglia. Segundo ele, o eleitorado da Lapa é bastante sensível às propostas de governo do PSDB, nos três níveis de governo . “Mais de 60% dos leitores do bairro votam em candidatos do nosso partido. Isso é um indicador bastante positivo, quando pensamos num futuro onde o voto distrital venha a ser uma realidade. Certamente ele favorecerá as relações políticas no bairro”.
A sede do Diretório Zonal do PSDB na Lapa fica na rua Pio XI, 2.300. O telefone para contatos é 3022-3476.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA