Uma “Caminhada da Solidariedade” coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo está programada para este sábado, 24, das 9h às 12h, na Vila Romana. O evento, que tem o objetivo de incentivar a coleta de peças de roupas e calçados para a Campanha do Agasalho-2006, terá a presença da primeira-dama, Renéa Lembo, durante a caminhada.
Realizado por voluntários do Fundo, com o apoio de órgãos públicos, empresários e da sociedade civil, a “Caminhada da Solidariedade” terá a esposa do Secretário de Habitação, Maria Luisa Bueno, coordenando o evento da Vila Romana. Ex-moradora do bairro, Maria Luisa foi quem indicou o local para a realização do evento. “Nós passamos na segunda-feira distribuindo um comunicado e convidando os moradores á participar da caminhada, doando uma peça nova ou usada em bom estado de conservação”, declarou Maria Luisa.
Caminhões para coleta das doações e um carro de som estará convidando os moradores a fazer a doação. Motoqueiros da Nossa Caixa vão abrir o evento na esquina da Rua Mário com a Vespasiano. “Depois vamos descer a Aurélia, entrar na rua Fábia, seguir até a rua Cláudio, Caio Graco e finalizar na Clélia. Depois os caminhões seguem com as doações para o depósito do Jaguaré.”, informa a coordenadora regional.
De acordo com a coordenadora geral da Campanha do Agasalho, Regina Von Cristian, a expectativa é ultrapassar as 18 milhões de peças, entre agasalhos e cobertores, arrecadados no ano passado, em todo o Estado. “Ajudamos milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade, e calor humano”, disse Regina.
Pela primeira vez a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realiza a coleta para a campanha em parceria com o Fundo Social. “A iniciativa, inédita entre município e estado, tem o objetivo de mobilizar toda a sociedade, subprefeituras, secretarias municipais, escolas da rede municipal de ensino para contribuir com as doações e aquecer o inverno dos mais necessitados”, declarou ela.
Além dos postos credenciados pelo Fundo Social, o município está colocando à disposição da comunidade outros pontos de coleta como escolas da rede municipal de ensino e em parceria com entidades-parceiras como a da Ciesp – Lapa (Rua Pio XI), distribuindo caixas para a coleta de agasalhos na região. Entre os endereços está a Dipecar, localizada na Rua Clélia, 2285, na Lapa, e a praça de atendimento da própria Subprefeitura da Lapa, na Rua Guaicurus, 1000, que estarão recebendo doações até o dia 20 de julho, para a Campanha do Agasalho. No Jaguaré, várias caixas para a coleta estão distribuídas nos pisos do Continental Shopping.