Esporte na cultura da paz

0
981

No dia 19 de fevereiro, a sociedade comemora o Dia do Esportista. O Jornal da Gente aproveita esse momento para lembrar a importância da prática esportiva seja na infância, adolescência, juventude ou terceira idade. Ao invés de recorrermos às tradicionais informações relativas à saúde e bem estar, resolvemos focar essa questão a partir de uma outra visão: esporte para o desenvolvimento da paz, conforme nos lembra a ONU (Organizações das Nações Unidas).
“O esporte pode atravessar barreiras que dividem as sociedades, tornando-o, assim, poderosa ferramenta na prevenção de conflitos e de construção da paz. Isso, simbolicamente, no nível global ou de maneira bastante prática dentro das comunidades (grifo nosso). São incorporadas na definição de esporte todas as atividades físicas que contribuam para a boa forma física, para o bem estar mental e para a interação social. Estas incluem as brincadeiras, a recreação, o esporte casual, organizado ou competitivo.
Quando bem aplicados, os programas de esporte fomentam a tolerância, ajudando a reduzir a tensão e a gerar o diálogo. Ele aumenta as potencialidades humanas, contribuindo para um maior conhecimento e melhor educação.
O esporte é muito mais que um luxo ou uma forma de entretenimento. O acesso ao esporte e a sua prática constituem um direito humano e essencial para que indivíduos de todas as idades conduzam uma vida saudável e plena.
Os vínculos entre esporte e a paz são poderosos. Dos eventos internacionais aos comunitários, o esporte une os povos, ultrapassando limites e barreiras. É um elemento eficaz nas iniciativas centradas nas comunidades que objetivam criar a paz sustentável.
O seu grande poder de união o torna ferramenta útil para reunir comunidades em busca de iniciativas públicas diretas.
É também uma das ferramentas de comunicação mais poderosas que existem. Ele pode, sozinho, comunicar mensagens como cooperação mútua, convivência ou como saber administrar com dignidade tanto a vitória quanto a derrota”.
Com esta mensagem da ONU, parabenizamos a todos os esportistas das comunidades da Lapa, Leopoldina e Jaguaré, bem como a todos aqueles que direta ou indiretamente estão associados às práticas esportivas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA